Crie vídeos de marketing com celular

Por: Julia Drumond


Crie vídeos de marketing com celular

O vídeo marketing atraem clientes e transmitem informações com facilidade, porém é necessário um investimento caro. Não mais! Veja essas dicas essenciais para você que quer fazer vídeos de qualidade apenas com um smartphone.


Com o aumento do acesso à internet no Brasil e no mundo, seja por meio de computadores, tablets ou smartphones, empreender no meio digital têm se tornado a melhor forma de crescimento. O marketing digital tem sido destaque na internet, pois independente do que, a maioria das pessoas entram na internet para consumir conteúdo: tirar dúvidas, aprender algo novo, se entreter etc. Por isso o marketing digital é uma nova ferramenta para atingir o público do seu negócio.

O marketing digital utiliza várias ferramentas para chegar ao cliente (blog, landing page, redes sociais, e-mail marketing, SEO etc.) e um dos que mais chamam atenção atualmente é o vídeo marketing.

 

O que é vídeo marketing?

vídeo marketing

Vídeo marketing é uma forma interativa de atrair o cliente dentro do marketing digital, apresentando produtos e ensinando de forma mais fácil do que ao ler um texto e ver imagens conectadas. O vídeo apresenta todas as informações de maneira clara e direta. Um vídeo de 2 minutos já transmite conhecimento suficiente e está pronto para ser consumido por vários clientes. Além disso, você pode colocar seu vídeo no site, nas redes sociais, em um canal de youtube.

Por isso, vamos mostrar algumas dicas de como criar vídeo com qualidade para atrair seus clientes até você.

 

Quais as vantagens do vídeo?

vantagens do video

A maioria das pessoas no Brasil acessam a internet por meio do smartphone. A combinação vídeo + internet móvel é um dos elementos que mais atraem a atenção dos consumidores. Por isso, empresas de conteúdo e marca precisam investir em vídeos na execução do marketing digital.

Uma pesquisa recente divulgada pela Nielsen, intitulada Guerra das telas, entrevistou 30 mil consumidores em 60 países da Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, Oriente Médio, África e América do Norte. Ele analisou o comportamento dos participantes em relação à internet, concluindo que cada vez mais pessoas fazem uso simultâneo de telas (assistem TV e utilizam o smartphone, dentre outros). Por isso, ao invés de parar para ler um texto preferem ver vídeos curtos sobre o produto ou curiosidade que estão pesquisando.

Segundo a pesquisa,  73% das pessoas no Brasil preferem assistir a vídeos curtos no computador. Portanto, investir em vídeos nesse ambiente pode ser fundamental para melhorar seus resultados em conversão e fazer com que mais pessoas se interessem pelo que você está oferecendo.

 

É possível criar vídeos de qualidade com a câmera do celular?

video mkt com celular

Caso o orçamento da sua empresa seja reduzido e montar seu estúdio de gravação  será demorado e você precisa gravar um vídeo logo, smartphone pode ser uma boa opção. Muitos smartphones atualmente gravam em HD e a qualidade pode ser muito boa. A maior diferença entre o smartphone e um esquipamento profissional é a incapacidade de realizar ajustes de luz, saturação, dentre outros.

Passo a Passo - Gravando o vídeo

+ Tenha uma Ideia

+ Crie um Roteiro

+ Escolha o formato da Janela de Exibição

+ Iluminação

+ Foco

+ Ajustar a Câmera

+ Edição de Vídeo

 

Criação de Roteiro

É essencial preparar um roteiro para o seu vídeo, pois é nele que você vai descrever tudo o que vai acontecer.

# Analise o que você vai apresentar, saiba do que está falando para que as pessoas possam acreditar no vídeo. Planeje tudo.

# Cause o efeito AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) nos seus expectadores. Forneça conteúdo reelevante e bem explicado.

# Você está vendendo e o que vende tem como principal utilizada resolver o problema de alguém. Por isso, prenda a atenção do seu público com a solução de um problema,  no início do vídeo explique diretamente qual a vantagem que ele oferece e porque dee ser visto até o final.

# Identifique-se! Mostre quem é você  e porque é uma autoridade no assunto que vai falar, dê credibilidade ao vídeo.

# Envolva no seu roteiro pequenas histórias para chamar a atenção e fazer com que seu público simpatize com o vídeo, identificando alguns pontos em suas vidas.

# O conteúdo é bom e você sabe falar sobre ele? Então coloque paixão na sua fala, atraia as pessoas até você. Desperte o desejo do seu espectador pelo seu produto/serviço e entregue o seu conteúdo.

# Ao final do vídeo descreva com detalhes o que você deseja que o seu espectador faça, seja curtir, compartilhar, inscrever-se, clicar no link da descrição, clicar no call to action para comprar o produto, etc.

 

Formato da janela de exibição

O YouTube utiliza players com proporção de 16:9. Se você enviar um arquivo que não seja 16:9, ele será exibido incorretamente, com barras pretas à esquerda e à direita ou barras pretas nas partes superior e inferior. Se deseja que o vídeo caiba perfeitamente na tela do player, codifique com estas resoluções:

2160p: 3840 x 2160

1440p: 2560 x 1440

1080p: 1920 x 1080

720p: 1280 x 720

480p: 854 x 480

360p: 640 x 360

240p: 426 x 240

 

Iluminação

Caso vá utilizar uma sala fechada como seu estúdio, capriche na iluminação. Uma cena mal iluminada acaba com a produção. Olhe também a cor do ambiente utilizado, pois dependendo da tinta e da cor das paredes, a luz pode ser refletida e deixar a cena colorida e com um aspecto feio. Prefira ambientes com tintas foscas e cores neutras, como o branco, que  é a melhor opção para gravar um vídeo marketing.

 

Foco

Caso utilize um aplicativo, nem todos permitem ajustar manualmente a exposição e o foco da câmera, mas pressione e segure uma área da tela do dispositivo para ativar o modo bloqueio AE/AF (exposição automática/foco automático). Fazendo isso você evita que o foco da imagem mude enquanto você grava. Definir o foco manualmente também é uma ótima opção na hora de filmar algum objeto de perto e destacar detalhes específicos.

 

Ajuste da câmera

+ Estabilização

Algo que pode deixar um vídeo ruim é a falta de estabilidade na imagem, quando a câmera treme,  todo mundo que assiste pode ficar com um poucocelular ajustes de tontura. Além de incômoda, essa tremedeira toda ainda dificulta o foco automático, o que pode deixar a imagem embaçada. Por isso, use um suporte ou tripé para celular.

 

+ Filme na horizontal

Para que o filme se adapte em tamanho real no monitor de computador ou em uma smarTV, mantenha o smartphone na horizontal enquanto grava. Filmar na posição vertical deixará a imagem no meio da tela com faixas pretas de ambos os lados. Quando for gravar, coloque o aparelho na linha horizontal e mantenha o nível do quadro parado. Use o horizonte ou linhas de objetos atrás de você como referência para manter a imagem nivelada.

 

+ Áudio

Áudios ruins impedem que o cliente consiga entender o conteúdo, portanto um áudio bom é fundamental para a sua estratégia de vídeo. Por isso, uma boa ideia é gravar o áudio separadamente e inserir durante a edição do vídeo. Assim, você não vai correr o risco de sofrer com o ruído do ambiente. Outra dica é comprar um microfone específico para isso, porém seria um investimento maior. Neste caso um dos microfones ideais é o Microfone de lapela (Yoga Em-6), podendo ser utilizado também o microfone direcional – boom ou shotgun (Rode VideoMicPro), ou um específico para smartphone.

 

Edição de vídeo

Se você deseja algo a mais na hora de editar, cortar e postar, use aplicativos! Existem vários que podem te ajudar a colocar trilha, efeitos e até mesmo outros trechos de vídeos na edição final. Alguns exemplos de editores de vídeo são os apps “VideoShow” e “KineMaster”.

 

Dicas extras!

dicas video

Acessórios

Existem alguns acessórios muito bons disponíveis no mercado que podem transformar o seu celular em uma câmera de vídeo incrível. Existe tripé para smartphone, estabilizador motorizado, filtros analógicos, lentes acopláveis, microfones externos etc.

Ambiente adequado

O ambiente é muito importante, pois não adianta ter um conteúdo ótimo se o ruído do fundo está tão alto que torna difícil de compreender o áudio. Além disso, é necessário um ambiente que mostre seriedade, para que o vídeo fique mais atrativo e profissional.

Lembre-se também de gravar em um ambiente com espaço suficiente, equipamentos e equipe técnica. Um local pequeno pode prejudicar a qualidade dos vídeos e causar acidentes, já que pode acabar quebrando algum equipamento para produção.

Boa acústica

Procure gravar em um lugar que seja o mais distante possível de sons externos, como rua, pessoas, animais, ou onde isolar esses sons seja fácil e eficiente. Para se proteger dos ruídos sem gastar muito uma dica é comprar placas de espuma ou isopor bem grossas e colocar em portas, janelas e locais onde entra ruído.

Com essas dicas você poderá criar sua própria estratégia de vídeo marketing gastando pouco!

Gostou do nosso artigo? Leia também como usar as cores no seu marketing digital


Comentários


Criação de sites em Vitória da Conqusita.
Vamos conversar?

Sua solicitação foi enviada.

Em breve entraremos em contato. =)